Projeto Semeando Sustentabilidade – Sementes e Mudas

O Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí, idealizado pelo Idesam em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), surgiu da necessidade de buscar uma nova lógica para o desenvolvimento ambiental, social e econômico do município. Ele irá fortalecer a gestão ambiental e capacitar a população no desenvolvimento de atividades econômicas produtivas e sustentáveis.

A primeira fase de ações vai até dezembro de 2012 e está baseada em três pilares principais: economia de base florestal e baixo carbono, produção sustentável e mecanismos financeiros para a conservação de florestas. O passivo ambiental que tem impedido a geração de novas oportunidades e inclusive de renda em inúmeras propriedades será recuperado por meio de atividades como criação de uma rede de sementes, melhores práticas de plantio, capacitação em propriedades rurais sustentáveis e estabelecimento de viveiros de mudas para viabilizar e incentivar a utilização de espécies nativas em áreas degradadas.

Após este primeiro passo ocorrerá a intensificação da pecuária. Através do manejo rotacional de pastagens e da utilização de sistemas silvipastoris (combinação de árvores, pastagem e gado numa mesma área de forma manejada e integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade) espera-se identificar melhores alternativas para aumentar a produção, a rentabilidade da atividade e diminuir a pressão pela derrubada de novas áreas de floresta. Para fortalecer a prática da pecuária em Apuí serão implantadas unidades experimentais demonstrativas com modelos tecnicamente viáveis, sustentáveis do ponto de vista ambiental e economicamente atrativos.


Nossas ações

– A coleta de sementes vai gerar novos empregos e fonte de renda, disseminar práticas de conservação florestal e a educação ambiental

– A SEMMA-Apuí receberá todo apoio necessário para fortalecer e dinamizar a gestão de atividades florestais e de licenciamento rural. A ação envolverá a implantação de uma agenda ambiental e a capacitação de recursos humanos com o objetivo de disseminar atividades de manejo e recuperação florestal

– Nosso foco está voltado a um modelo de pecuária “verde” baseado em manejo e em recuperação de pastagens, que cause menos impacto no solo e traga mais qualidade à produção de gado. Quando a atividade é realizada desta forma ela gera ganhos ambientais, econômicos e sociais aos produtores.

Idesam’s Protected Areas Program conducts studies and projects to support the consolidation of the Conservation Units, which ensures that the rules for using the reserve function properly and that the benefits reach the traditional inhabitants and nature itself. Idesam activities began in 2006, with the preparation of the Plan for Management of Sustainable Development of Uatumã Reserve. In 2008, Idesam expanded its operations by establishing a partnership to support the management of Uatumã Reserve. In this context, Idesam works to implement management programs focusing on environmental monitoring, natural resource management and community organization, while conducting capacity building focused on professional community training. In parallel, Idesam identifies problems in existing legislation and encourages discussions to resolve such problems, enabling the establishment of public policies.

Produção Audiovisual: Bangalô Filmes